Os últimos três anos desafiaram as habilidades dos líderes executivos. As condições de negociação globais antes consideradas garantidas foram viradas de cabeça para baixo por uma pandemia, conflitos e o reconhecimento crescente do risco das mudanças climáticas.
Por sua vez, eles têm enfrentado diversas interrupções nas cadeias de suprimentos, turbulências econômicas e inflação no preço da energia e dos alimentos.
Agora enfrentamos múltiplos desafios econômicos, ambientais e políticos - combinados com o crescimento da inteligência artificial - que estão causando uma ampla interrupção e continuarão a dominar as discussões na sala de reuniões. Portanto, à medida que as empresas enfrentam uma era de múltiplas crises, quais habilidades são essenciais para cargos de alta direção?
Acredito que existam três habilidades essenciais para cargos de alta direção: gestão de crises, criatividade e comunicação. A capacidade de se adaptar rapidamente em condições adversas; criar soluções para problemas complexos; e saber como manter a equipe unida são habilidades sólidas de liderança que serão vitais nos próximos anos.
1. As empresas buscarão líderes com experiência em gestão de crises:
Por exemplo, aqueles que trabalham em mercados familiarizados com alta inflação, como a América do Sul. Esses profissionais possuem um profundo entendimento de lidar com cadeias de suprimentos e preços voláteis.
Eles podem trazer sua experiência para salas de reuniões europeias que atualmente estão experimentando as mesmas condições. Aqueles com experiência recente mais próxima de casa também estão bem-posicionados para navegar no futuro.
2. A criatividade auxiliará os líderes executivos na resolução de problemas:
Se uma empresa perdeu uma fábrica na Ucrânia, por exemplo, ela terá que substituir a receita perdida e um fornecedor chave, ao mesmo tempo, em que cuida das pessoas que emprega.
No futuro, as equipes terão de desenvolver alternativas e soluções de maneira rápida, à medida que eventos geopolíticos se desenrolam; isso é especialmente importante para empresas públicas vinculadas a relatórios trimestrais. A crescente presença da inteligência artificial também exigirá pensamento criativo e novas formas de fazer negócios.
3. Comunicação sempre foi essencial para cargos de alta direção, mas agora é ainda mais importante:
O trabalho híbrido ampliou a necessidade de comunicação regular, clara e suave com os colegas. Ferramentas de comunicação digital desempenham um papel maior para forças de trabalho distribuídas geograficamente.
Múltiplas crises aproximaram as empresas de seus clientes, também mantendo-os atualizados com aumentos de preços e desafios nas cadeias de suprimentos. As habilidades de comunicação são uma ferramenta-chave para a liderança executiva.
Esta nova era exigirá uma combinação única de habilidades essenciais para profissionais que ocupam cargos de alta direção. À medida que mudanças profundas se propagam pelo mercado, o que acontecerá a seguir definirá a liderança executiva por décadas.
Múltiplos desafios econômicos, ambientais, geopolíticos e tecnológicos serão testes pelos quais os líderes executivos atuais nunca experimentaram. Mas aqueles que são adeptos à gestão de crises, criatividade e comunicação estarão na vanguarda de seus mercados.