Empresas consideradas as melhores para trabalhar são as que mais lucram. Mas quem acredita que elas se destacam por causa de pagamento de altos salários está enganado. O diferencial dessas organizações é ter um setor de RH (Recursos Humanos) que é estratégico.
“O RH saiu dos controles e foi para o comando. Ele não recebe informações e demandas. O RH faz a estratégia”, explica.
Foco é a gestão de pessoas
As empresas com RH estratégico buscam ter um clima organizacional motivador. Uma das maneiras de conseguir motivar o profissional é compartilhando os resultados, além de oferecer benefícios diferenciados.
Outro ponto citado por Maciel é que empresas com RH estratégico oferecem aos profissionais um plano de carreira. Segundo ele, a maioria das pessoas sai das empresas por falta de possibilidade de crescimento. “Uma das coisas mais importantes das organizações é ter plano de carreira estabelecido para os profissionais”, explica.
O RH estratégico também é focado em ter uma cultura inovadora. De acordo com o especialista, as empresas estão buscando cada vez mais identificar profissionais inovadores. E eles são os que mais se destacam pois estão sempre disponíveis, se relacionam facilmente e sabem trabalhar em equipe.